quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ideias a explorar

Há muita coisa a explorar neste blogue, mas quero que os assuntos sejam concretos, objetivos e de aplicação direta à construção de habitações de baixo custo nas comunidades que possam beneficiar da informação aqui colecionada.

Muita informação aqui apresentada não é nova nem é original.  É informação  de várias origens mas que considero de valor para o fim em vista - proporcionar alternativas e ideias para a construção de moradias mais confortáveis e dignas.

O objectivo deste blogue são as moradias simples, de muito baixo custo. Tenho investigado e não consigo encontrar informações orientadas para este tipo de moradias. Tenho encontrado muita coisa, mas não de uma forma concentrada e dedicada aos construtores de moradias simples. 
Antes de continuar quero dizer, o que todos já sabem - muitas moradias de baixo custo não são confortáveis nem dignas.  Várias razões contribuem para esta situação. Uma dessas razões é a perda de popularidade no uso de materiais tradicionais na construção de habitações.

Grande propaganda tem sido feita ao longo dos tempos contra o uso de materiais tradicionais e em favor de materiais considerados modernos, como o cimento, a chapa de zinco, os plásticos, entre outros.

Estes materiais, chamados modernos, têm as suas vantagens, mas têm dado origem a construções muito pouco confortáveis e de aspecto muito vulgarizado. Eu diria até de aspecto estético desagradável. A maior parte das moradias construidas com os materiais chamados modernos são muito quentes durante os meses quentes, ou simplesmente quando o sol brilha, e frias de noite ou durante os meses frios.

Além destes problemas, muitas moradias não têm condições de sanidade por um motivo ou outro. Como pode um morador de uma destas moradias sentir-se recuperado ao fim de uma noite e motivado para enfrentar um novo dia?

As ideias que quero explorar neste blogue têm o objectivo principal de melhorar estas faltas tentando fazer renascer materiais e métodos de construção normalmente chamados de tradicionais, integrar ideias originadas em várias regiões climáticas, e criar moradias confortáveis e agradáveis aos olhos de quem nelas vive e aos olhos de quem as observa.

Quero que as ideias que forem aqui publicadas sejam da mais variada origem. Peço e agradeço desde já a colaboração de quem quiser participar.

Tudo isto pode parecer um objetivo demasiado ambicioso mas acho que não é assim tão inatingível.

Sem comentários:

Enviar um comentário